Nós e você. Já somos dois gritando.


Assunto: Vandalismo

Vândalo é o nome do povo bárbaro, de origem germânica, que invadiu o Império Romano no século V. No dia-a-dia das grandes cidades, o termo oportunamente batiza aqueles que cometem "barbaridades" contra o patrimônio público. Antes de mais nada, não custa lembrar que quem picha monumentos históricos, destrói orelhões, danifica esculturas ou depreda vagões de trem está prejudicando diretamente o contribuinte e, em última instância, a si próprio. No site, esses atos selvagens já renderam inúmeras matérias e flagrantes de leitores indignados com tamanho descaso com a cidade.

Voltar para a lista de assuntos Compartilhe


Saiu no Globo

Exibindo 2 de 2 matérias.

Esculturas em espaços públicos são alvos preferenciais de vândalos

Noticiamos em 2008 que peças das estátuas do compositor Adelino Moreira e do poeta Carlos Drummond de Andrade foram roubadas. Símbolo do Botafogo, Manequinho teve órgão sexual arrancado

saiba mais


Pichadores não poupam nem construções tombadas na Lapa

Leitor fica indignado com atos de vandalismo nas fachadas da Sala Cecília Meireles e da Escola de Música da UFRJ

saiba mais


Discussão ()

68 comentários





    Enviar         Imagem         Video    
Link da imagem:  Importar
Link do YouTube:  Importar

Ordenar comentários por:


Paulo Izecksohn, 03/03/2010 12:04

A Prefeitura marcou grande show de aniversário do Rio para a Cidade de Deus, área conflagrada, que a tropa de choque tenta sem êxito manter sob controle. A Rádio Roquette Pinto FM, emissora oficial do Estado, em seu programa diário de rap, exortava todas as "comunidades" para comparecer ao evento. Eis o agradecimento "comunitário": ônibus incendiado, passageiros mortos, mutilados, muitos feridos. Se as autoridades públicas quisessem abertamente incentivar a guerra civil e o extermínio dos cariocas por um povo inimigo, não conseguiriam ser mais eficientes. Já o povo pobre do bem, os não "comunitários", que moram em bairros e loteamentos distantes e pagam água, luz e IPTU, não têm direito a shows pirotécnicos, internet gratuita, adulação na mídia, nada. Só têm direito a morrerem torrados dentro do ônibus.

Renata dos Santos Ferreira, 23/02/2010 12:54

Retiraram as penas da cauda dos pavões no Campo de Santana. Poucos dias antes do carnaval, as aves exibiam suas majestosas caudas. Agora eles não têm mais as penas. O parque é administrado pela Prefeitura, a Fundação Parques e Jardins é responsável por aquele espaço. É preciso investigar, os animais podem estar sofrendo maus tratos.

Paulo Izecksohn, 19/02/2010 13:45

A partir desta 6ª feira, e até 20 de março, todas as bandalhas do Rio num só lugar: a Urca, infelicitada pelo evento-mafuá "Verão no Morro", que promete arrebanhar 2000 pagantes por noite. O alvará permite 750; ilegal, e daí? O público alvo são desordeiros que vão curtir shows de rap e pistas de dance-porrada até as 7 da manhã. Quem mora nas ruas adjacentes que se dane, pois toda 6ª e sábado, a noite toda, serão cerca de 1000 carros estacionando em portas de garagens, buzinas, achacadores aos berros extorquindo até os locais, alarmes indicando arrombamentos de autos, eventualmente tiros, depois os bêbados descendo e causando tumulto, e por fim, de manhã cedo, as calçadas e muros repletos de urina, fezes e as já tradicionais seringas. Lei Seca? Nem pensar! O choque de ordem do prefeito só engana trouxa. Venha, imprensa, documentem e mostrem ao mundo o inferno de viver numa terra sem lei.

Jomarin, 24/01/2010 14:18

Eu vejo o vandalismo como uma forma de mostrar às autoridades o quanto elas são falhas em relação a segurança.Não tenho sabido de alguma medida realmente eficaz de combater os vândalos,e nem alguma estrátégia de pegá-los em flagrante.Eu sei sim,que nós contribuintes é que pagamos por esse desleixo das autoridades;contas de luz,água,telefone,condomínio têm uma parte destinada a cobrir despesas causadas por vândalos.Se as autoridades quisessem realmente pegar estes indivíduos,pegariam sim. O problema é que nós pagamos pela inércia das nossas auotridades.

Joaquim Coelho Pinto, 01/01/2010 10:23

O vandalismo é fruto da falta de educação doméstica. Aos pais deve ser debitada a culpa por não ensinarem aos seus filhos, desde a infância, a respeitarem o bem público e o privado. Muitas vezes os pais levados pela responsabilidade de lutar pela sobrevivência dos filhos, esquecem de educá-los como futuros cidadãos. E cidadão é aquele que ama o bem público e o privado, não aquele que destroi.

Cesar, 12/12/2009 09:04

Existe vandalismo no Brasil porque nao existem leis que punam os vandalos, um sujeito pula o sua casa pixa a sua parede recem pintada e quando e pego pela Policia e liberado para pixar novamente. Voces nao vem o que esta acontecendo no senado federal existe a lei 122/2006 que se for aprovada vai punir pessoas que gostam de descriminar os outros por motivos religiosos, por cor da pele e outros, tipos de descreminaçao.So que as bancadas preconceituosas ja estao reunidas para impedir a aprovaçao da lei e so quem pode impedilos e voce eleitor entrando no saite do Senado federal e dando a sua opiniao .

Oswaldo David Raposo, 29/11/2009 20:54

Hoje.As 9h30min de domingo.Meu pai,retornava de sua caminhada no aterro do flamengo,esse cartão postal do Rio de Janeiro.Ao passar em frente ao Museu da república,assistiu a seguinte cena.Um garoto pardo,visivelmente drogado,portanto a habitual garrafa plástica com sabe-se lá o que.Este garoto ,simplesmente destruiu uma lixeira a socos e chutes ,sem que houvesse a menor interferência.Fosse um guarda do museu ,guarda municipal,policial militar.Não havia a presença de nenhum deles.Pelo menos não estavam visíveis. A única pessoa, a tomar uma atitude foi o meu pai chamando a atenção do delinquente.Ao ser advertido, o menor em questão se afastou e se juntou a um adulto,do outro lado da rua,para dividirem a citada garrafa sumindo em seguida. Como é possível que estes atos de vandalismo continuem acontecendo sem que qualquer providência seja tomada.Vandalismo é crime .Omissão também.

Hider, 14/11/2009 09:45

Naquela época que pixadores de SP vieram ao Rio para pixarem a estátua do Cristo Redentor, dois pixadores de Fortaleza foram à cidade de Juazeiro do Norte(CE) para pixarem a estátua do Pe. Cícero. Quando deram a primeira borrifada, uma centena de romeiros devotos viram e meteram a peia. Apanharam num dia o que um jumento apanha em um ano. Voltaram pra capital de ambulância e ficaram hospitalizados, me disseram que a pisa foi tão grande que até os netos dos pixadores vão nascer doidos.

Katia Chedid, 04/11/2009 00:09

Tem que doer no bolso e no corpo também. Se esses párias, parasitas, imbecis, acéfalos, daninhos, medíocres, marginais e tudo de mais que eu possa lembrar para desqualificá-los como os abestados com QI Zero que ficam soltando esses balões infernais caríssimos para satisfazer seus egos infantilóides, para quem sabe tentar mostrar para eles mesmos que são gente e não os vermes que sabem que são, deveriam sim pegar esfregão, vassoura, sabão, debaixo de sol de 40 graus e serem obrigados a limpar a imundície que são suas abjetas e ridículas pichações. Assinaturas dos nadas que no fundo eles sabem que são. Auto afirmação de quem nem deveria ter nascido e vai passar a vida tentando se afirmar para não confrontar seu fracasso pessoal,sua inesistência como ser social. Bota eles se arrebentando de trabalhar na faxina pra ver se à noite tem saúde para destruir o patrimônio alheio !!

Katia Chedid, 03/11/2009 23:40

Oi Allan, eterna otimista honestamente não sou, contestadora sim, inconformada com a passividade do povo que não se mobilisa, sempre. A idéia do Yahoogrupos acho ótima só não sei como fazer.Se souber vamos lá. Não consigo aceitar desrespeito, indisciplina, manipulação das verdades, a indiferença como tudo é tratado neste país onde impera o pouco caso.Já reparou que basta um verbete na coluna do Ancelmo Goes e a Prefeitura no dia seguinte resolve o problema? O caminho é por aí. Entra na discussão de Poluição Sonora e veja como eu não sossego! Eles vão maquiar a cidade toda com o nosso dinheiro, só nos caminhos por onde as delegações vão passar.Vai sair muita verba,vão desviar muito,desperdiçar muito e depois ficaremos com os escombros, já vivemos isso. Não existem soluções mágicas. Só o povo que não sabe da sua força é capaz de correr atrás,fazer PRESSÃO,EMPENHO,DETERMINAÇÃO,PERSISTÊNCIA!

Allan, 03/11/2009 16:37

Lilian e Marina, é por isso que acredito que a hora é essa. Os pichadores se organizam em comunidades no Orkut e exibem seus "feitos" em fotologs, blogs e vídeos no Youtube. Muitos deles com mais de 35 anos de idade, vide a facção G80 (Geração 80) vista em várias assinaturas pelos muros do Rio de Janeiro. Seria muito fácil identificá-los e puní-los de forma exemplar, pra servirem de exemplo aos adolescentes que pensam em empunhar uma lata de tinta spray. Basta termos uma legislação que encare essa questão com a severidade que merece. Concordo sim que os próprios vândalos deveriam arcar com as despesas por pelo menos parte dos danos causados. O brasileiro só pensa duas vezes antes de fazer alguma besteira quando dói no bolso. Realmente seria um ótimo recurso. Quanto ao BG, é lamentável. Também vou com frequencia e é triste ver aquela construção antiga sempre depredada.

Allan, 03/11/2009 16:29

Katia, desculpe-me pela demora em te dar um feedback. Eu acredito que nós como cidadãos de bem, zeladores do nosso patrimônio e respeitosos pelo do próximo, temos força pra nos unir e exigir que algo seja feito, pois algo TEM QUE SER FEITO! Mais fora do controle que está, é impossível. Eu particularmente tenho muitas idéias que iriam direto ao foco do problema, mas sozinho não vou conseguir chegar a lugar algum. Uma sugestão pra conseguirmos nos agrupar, seria alguém abrir uma lista de discussão no Yahoogrupos, por exemplo. Lá, simpatizantes do tema poderiam se reunir pra trocar idéias e quem sabe, apresentar algo ao Ministério Público ou a algum político. Eu sou um eterno otimista e agora diante do fato do RJ sediar uma Olimpíada, a necessidade de extirparmos esse mal de nossa cidade torna-se ainda mais urgente!

Lilian, 30/10/2009 20:44

Punição severa para estes vandalos que estragam o patrimônio público. Devem também arcar com as despesas de restauração.

Marina Maia, 30/10/2009 19:33

O vandalismo e as pichações deixam a cidade do Rio com cara de suja e abandonada. No Baixo Gávea as 2 escolas que se situam na praça amanhecem sempre pichadas, cacos de vidro, cheiro de urina, cmisinhas e por aí vai.Minha cadela já cortou as patas e nós nem podemos aproveitar a praça; Santos Dumont pichado, chafariz - banhos e lavagem de roupas, bancos quebrados e o parquinho fica ocupado por adolescentes que tentam quebrar os brinquedos.Lamentável !

Katia Chedid, 28/10/2009 19:24

Oi Allan! Parece que estamos só os dois nessa discussão. É assim que as coisas "funcionam" neste país. Eu acho que vai continuar sempre na medida em que neste País do Faz de Conta existem mil órgãos, secretarias, ouvidorias,etc, que são apenas cabide de emprego, não dão nenhuma importância para o que foram criadas. Na mesma medida em que o povo não se empenha, envolve, reinvidica o que o incomoda, aceitando tudo com uma passividade insuportável, os "órgãos competentes" ficam com seus diretores com cara de paisagem!! Se quando pode ,ninguém põe a boca no trombone, não vão ser eles que se darão ao trabalho... E assim tudo acontece no país do ninguém sabe, ninguém viu, não me conte por favor !!! Você se deu ao trabalho de pesquisar o assunto, a maioria só ta pensando que tem mais um feriadão. O carioca foi considerado um povo" FELIZ" mesmo com helicóptero caindo na cabeça! Que cabeça ????

Allan, 28/10/2009 16:30

Oi Katia! Concordo com tudo o que você disse em gênero, número e grau. Pra mim um pichador é tão nocivo à sociedade quanto um assaltante ou traficante e engana-se quem acredita que isso é coisa de garoto. Os pichadores mais agressivos e com maior raio de ação são todos maiores de 30 anos, talvez 35. O objetivo dessa minha pesquisa é fornecer embasamento para promover uma discussão séria sobre o assunto e, em decorrência disso, as autoridades mudarem a legislação, impingindo aos praticantes desse crime uma punição digna e exemplar. Outro dia, um sujeito foi pego pichando a Candelária. Saiu nos jornais. A marca dele está lá, na pedra e há mais de uma. Talvez umas 5 ou 6, sendo que duas na fachada. Duvido que ele esteja preso. Provavelmente ele está nas ruas pichando outras construções históricas, monumentos ou até mesmo a casa de quem lê esta coluna. E aí, até quando isso vai continuar?

Katia Chedid, 27/10/2009 20:03

Obrigada pelo retorno, Allan. Eu também cheguei a esta conclusão. Andando por esta cidade imunda e mal tratada pela absoluta falta de educação deste povo , de todos os níveis e classes, vi horrorizada que os prédios estão virando um trançado de cercas, grades ,arames, fora as cameras, um terror. Estamos enjaulados como feras e os marginais de todos os tipos e, pichador é um marginal, um ladrão e assassino, quando deliberadamente, por motivo fútil, destroi o que não lhe pertence, é um parasita, um verme que precisa ser extinto, andam tranquilos e soltos sem que ninguém os perturbe. Não se vê em nenhum noticiário um pichador sendo preso. Tive também a informação de que estes seres detestáveis e medíocres criaram um site - Eu amo cerca elétrica . com. Inacreditável!!! Mas onde esta a população que não se manifesta e cobra seus direitos ? Olha como são poucos nessa discussão !!Ta td ótimo ?

Allan, 27/10/2009 13:37

Katia, já há algum tempo que, por conta própria, venho invstigando pichadores, suas facções, raio de ação e tudo o que cerca esse assunto. Já cheguei a muitas conclusões e uma delas é que o único meio realmente eficaz para conter um pichador é a cerca elétrica. Não conheço nenhum prédio ou casa que tenha tal recurso instalado e tenha sido atacado por pichadores. Minha sugestão é que a cerca seja instalada antes da obra, pois não adianta limparem de dia e à noite o prédio estar vulnerável. Quanto à Lei da Marquise, é lamentável. Cobrar eles sabem, já oferecer segurança e justiça para o cidadão de bem e que paga seus impostos em dia... se quiser mais informações sobre a minha pesquisa, fique à vontade pra me contactar por e-mail. Quem sabe não conseguimos alguma coisa?

Katia Chedid, 24/10/2009 19:46

É o cúmulo do absurdo mesmo, Allan. A Prefeitura não toma providências enérgicas em relação à pichação por que não tem respeito ao cidadão de bem. A fachada do meu prédio está toda pichada e estamos gastando uma fortuna na recuperação das mesmas.Sou síndica. Após a pintura estou providenciando a colocação de cerca eletrificada com alarme para tentar evitar que os vândalos "inaugurem" a obra. Mais dinheiro vamos gastar e não temos a quem reclamar.No entanto, a Prefeitura, tão eficiente, intimou toda a Rua Conde de Bonfim a cumprir a Lei da Marquise. Esta lei obriga os condomínios a ter um laudo, assinado por engenheiro credenciado, válido por 3 anos. Custou-nos R$2000,00 !!! E é por esta mesma marquise que os infernais pichadores sobem para destruir o prédio. Na hora de cobrar todos os órgãos públicos são de eficiência ÍMPAR!Estes são o pior de todos os vírus, indiferentes à população!!

Allan, 19/10/2009 22:45

Só acho que a diferença dos atos isolados de vandalismo para a pichação, é que esta é praticada sistematicamente por indivíduos que buscam status dentro do gueto onde circulam. Não há contestação, não há protesto. Apenas vandalismo em busca de projeção social. Como já mencionei aqui, seria muito fácil identificar e punir de forma exemplar esses indivíduos, já que se expõem em comunidades do Orkut, fotologs, blogs e em vídeos no Youtube. Organizam-se em gangues e muitos deles se dedicam a essa prática desde a década de 1970, graças, é claro, à impunidade que reina absoluta nesse país. Talvez se pegassem uns 20 desses e aplicassem punição digna das décadas de depredação dos bens públicos e privados, um garoto de 15 anos pensaria duas vezes antes de empunhar uma lata de tinta spray e escalar uma marquise.

Luiz Mário Guimarães, 12/10/2009 15:42

O homem age em relação ao planeta como os vírus em relação aos corpos que ocupam.Os vândalos são os vírus da cidade.

ANA LÚCIA, 09/10/2009 10:59

Não poderia ficar sem opinar sobre este assunto, cada vez que vejo as imagens na tv, como estas com relação aos trens.Claro que são trabalhadores que precisam chegar no seu trabalho no horário. mais nada justifica o quebra quebra,que aconteceu uma total falta de educação e respeito com os bens públicos, prejudicando eles mesmos que precisam do transporte diariamente. são marginais que se aproveitam para saquear, destruir, enfim fazer baderna e que não resolvem nada com esse tipo de atitude. Uma vergonha, essas pessoas merecem de punição sim e urgente.

copello, 07/10/2009 19:23

Quando escolhi vandalismo não so me refiro pixações e assim como tambem as depedrações que existem no interno dos predios publico com os moveis elevadores escadarias etc tudo isso por não haver responsabilidade atribuida aos seus dirigentes que expõem a vida dos que ali frequentam

Allan, 05/10/2009 14:25

Também acho que tudo começa e termina na educação, contudo, os resultados só podem ser vistos de médio a longo prazo e, sinceramente, não gostaria de esperar 40 anos pra não ter que conviver com a poluição visual com a qual estamos submetidos atualmente. Independente da questão da educação, pichação é um crime, praticado muitas vezes por maiores de idade e com qualificações tipo formação de quadrilha e invasão de propriedade, o que não pode ser desconsiderado pelo sistema penal. É simples: quem comete crimes tem que pagar por isso e se continua livre por aí é por causa da impunidade reinante. Esses pichadores se vangloriam de seus feitos, exibindo-os em fotologs, blogs, comunidades no Orkut e até mesmo em vídeos no Youtube. Até premiações são oferecidas para os "destaques" do ano! Isso é o cúmulo do absurdo! Seria muito fácil identificá-los, localizá-los e puni-los. Porque não o fazem?

Patricia Farias, 05/10/2009 12:22

Em pequenas cidades dos EUA e em Volta Redonda, esses problemas são controlados por meio de monitoramento com câmeras de vigilância. Há um projeto de instalação destas câmeras no Rio. Mas, obviamente isto não será feito na cidade toda. Provavelmente só na Zona Sul. Por isso, temos que investir em soluções mais baratas como viaturas da guarda municipal circulando pelas ruas para inibir essas ações de vandalismo.

Carlos Oliveira, 04/10/2009 03:51

Soluçao simples para vandalos e pichadores. Cassetetes neles!

Flavio , 03/10/2009 18:23

Gostaria que a populção cobrace mais de nossos governantes essa falta de punições

Flavio , 03/10/2009 18:21

Gostaria que a populção cobrace mais de nossos governantes essa falta de punições

Luis Henrique Feder, 02/10/2009 21:38

O vandalismo existe porque existe impunidade. É a mesma causa de existirem os "pit-boys" covardes, os assaltos e os arrastões: IMPUNIDADE.

reginaldo oliveira, 02/10/2009 20:11

Meu caro Mozart,em partes concordo com vc pois ter um igreja no lado da sua casa muitas das vezes é incomodo, eu sou evangélico e tenho uma igreja no lado da minha casa é alto,porém vc comentou q eles gritam como "porcos" como assim???O outro ponto não servimos a um deus, mais sim Deus verdadeiro q vive em nossas vidas,essa é sua opinião respeito.Por último,não somos nós que curamos câncer, sim Deus, ninguém ter esse poder,porém se essas pessoas lhe disseram isso estão mentindo.!!!