Nós e você. Já somos dois gritando.


Assunto: Engarrafamento

Não existe uma grande cidade que não sofra com esta praga, capaz de tirar os motoristas do sério. Engarrafamentos são o sintoma imediato da enorme quantidade de veículos rodando nas ruas e também da histórica falta de investimento em ferrovias no país. E, quando o trânsito para, bate em muitos dos que estão ao volante aquela vontade de seguir pelo acostamento ou, pior, pela calçada mesmo. Uma péssima ideia, principalmente se um leitor do site estiver com câmera digital à mão e registrar a bandalha.

Voltar para a lista de assuntos Compartilhe


Saiu no Globo

Exibindo 3 de 3 matérias.

Desordem nas ruas

Moradora reclama de caos no trânsito em frente a escola em Laranjeiras

saiba mais


Que flagra!

Leitor filma motociclistas fugindo de engarrafamento pela calçada em rua movimentada de Niterói

saiba mais


Sinal amarelo

Engarrafamentos e trânsito confuso são um dos senões para Rio sediar Olimpíadas em 2016

saiba mais


Discussão ()

179 comentários





    Enviar         Imagem         Video    
Link da imagem:  Importar
Link do YouTube:  Importar

Ordenar comentários por:


Marcello Montenegro, 10/03/2010 18:15

Os especialistas em transportes estão sempre apresentando soluções mirabolantes para melhoria do trânsito carioca. Entretanto, duas pequenas mudanças no comportamento dos cidadãos traria grandes benefícios para o trânsito da cidade. Uma, é fazer com que os motoristas não fechem os cruzamentos; outra, é obrigar os motoristas de ônibus a utilizar as baias (recuos) nas ruas, pois a grande maioria para seus veículos ainda na pista, prejudicando muito o trânsito. Essas mudanças poderiam ser incentivadas, primeiramente, através de campanhas e, depois, através de punição (multas).

Elvis, 09/03/2010 09:28

Para aqueles que estão sempre do outro lado da poça, mais precisamente em Niterói, já conhecem uma frase bem conhecida, principalmente pelos motoristas que por algum motivo freqüentam ou passam por Niterói; Visite Niterói e ganhe uma multa. Agora temos uma outra; Não visite Niterói e ganhe um baita de um engarrafamento! Bom, deixa eu explicar melhor; para quem passa pela Ponte ou vai em direção a esta cidade, tem vivido diariamente o transtorno de ficar horas em engarrafamento ocasionado por obras da Prefeitura de Niteroi. Ontem (08/03/10)fiquei 3 horas! Isso mesmo, 3 horas para concluir um trajeto de cerca de 14 km (posto da polícia rodoviária via BR) até a entrada da ponte. Será que a Prefeitura de Niteroi não poderia executar esta obra de madrugada para evitar todo este transtorno para nós? Abraço aos leitores

leonardo dos santos, 02/03/2010 09:20

é absurdo o que estão fazedo no entroncamento da linhaamarela com a av Ayrton sena e saída da Cidade de Deus, estão colocando CONES, que afunilam a pista e os carros tem que se degladiarem entre ônibus,caminhões e até carretas , isso todos os dias, desde janeiro, e o transito só tempirado, pois agora está engarrafando a estrada do Gabinal e a Freguesia. Alou Prefeito , se liga, passa por aqui as 7:30h da manhã para vc ver se consegue cheguar as 9:00h na Gavea. alou Pessoal da LAMSA tirem os cones na junção da Barra que só está atrapalhando, Alou Comlurb, hora de limpar os bueiros e cortar grama nas principais vias, não pode ser nas primeiras horas do dia.... Alou Poder Público , alou Ministério Público , cadê vocês?????

Carlos Fernandes, 02/03/2010 08:34

é um absurdo o q acontece na orla da Barra,os caminhóes e kombis q abastecem os quiosques com gelo,bebidas,etc sáo os donos da via, param a hora e o tempo q querem,os engarrafamentos sáo constantes, e ninguem faz nada,prejudicam a populaçáo em detrimento de poucos, q inclusive devem ser sonegadores de impostos, cade o Prefeito???

Pedro Bret, 21/02/2010 09:57

Esta é para quem passa ali, pela estação de São cristovão, onde sempre há um enorme engarrafamento principalmente nos dias de semana pois a quantidade de ônibus das linhas 460 e 461 que ali param em fila dupla é enorme e ninguém, nem a guarda municipal que cuida do trânsito, fazem nada. Tudo bem que a população precisa de transporte público, mas não há necessidade dos veículos ficarem ali parados atrapalhando o trânsito, e eu ando de ônibus, imagina quem está de carro?????Outro ponto é o extenso engarrafamento de Copacabana, pois os sinais dos cruzamentos entre as ruas Miguel Lemos e Nossa Senhora de Copacabana e Figueredo de Magalhães e Barata ribeiro, nunca estão programados para funcionarem de maneira adequada a evitar o congestionamento, por isso o trânsito em Copacabana é tão caótico!!!!! Esse 2 problemas resolvidos, já teremos mais 40 minutos por dia no mínimo!!!

José Carlos Lima Dacosta, 14/02/2010 04:35

É um grande desrespeito, o que a prefeitura "Guarda Municipal" esta fazendo com os motoristas que precisam passar pela Av. Mem de Sá nesse inicio de carnaval. Simplesmente os foliões fecham a avenida e ninguem consegue passar, para o desespero das pessoas com carros e passageiros dos coletivos. É uma verdadeira armadilha, depois que o condutor do veiculo passa dos Arcos da Lapa, fica preso sem pode ir nem voltar. E nenhuma providência é tomada. O congestionamento chega ao Aterro do Flamengo. Não aparece Guarda Municipal e nem mesmo à policia Militar para organizar a bagunça. Em fim um verdadeiro Caos.

Eliane, 09/02/2010 13:39

É cada dia pior trafegar na Avenida Brasil, no trecho de Iraja a Guadalupe, o engenheiro e o Prefeito, deveria todo dia passar por esse local, para que percebem a grande caos que eles criaram, com a continuação da seletiva com radar, pois em dois trechos a funilamento de pista nos viadutos de Coelho Neto e barros Filho, onde só funciona duas pistas, para veiculos de passeio, com isso cria-se um congestionamento até o viaduto da Dutra. Já enviei e-mail para a SET RIO e a corregedoria me retornou dizendo apenas que "Há uma necessidade de um corredor seletivo nas grandes cidades", porém, só uma pequena parte de onibus continuam nessa pista, não consigo ver essa necessidade.

Sandra C. de Sá, 09/02/2010 09:39

É preciso enviar fiscalização dos guardas municipais na AV. Maracanã, 55 (em frente a estação ferroviária São Cristovão. O trânsito é desviado no sentido zona norte -centro por um desvio ao lado do Rio Maracanã e os carros estacionam indevidamente nesse trechinho ocasionando um engarrafamento gigantesco.Exatamente nessa numeração. Providência... prefeito!

Érico Horta, 02/02/2010 19:51

Flamengo. Um bairro calmo, mas que serve de passagem da zona sul para o centro da cidade, vice & versa. Rua Senador Vergueiro, 20:00hs, e a Comlurb ajudando a causar o caos. Vide fotos. OBS.: Tirei a foto na frente de um ônibus e por isso não aparecem carros "tentando" passar entre os caminhões da Comlurb.

leonardo, 29/01/2010 13:54

O Transito do rio esta um tormento só, e agora vai piorar mais ainda com esse vergonha que os resposáveis por controlar o transito, com a proibição até dos carros de transporte de mudança passar por determinados pontos da cidade, eles botam a culpa dos engarrafamentos nos caminhões mais não abrem carga e descarga para os mesmo ou quando tem e o dono da padaria ,lanchonete que sempre dá algo em troca para quem devia fiscalizar ai e multa em cima do motorista que tem que fazer suas entrega ou coletar alguma coisa. antes de cobrar deviam orientar e abrir espaços para a pratica de carga e descarga, mais e mais fácil como se fala perder vintão R$20,00 pro guarda do que trabalhar certo por falta de espaço, ai quando chega 10:00 e um tumulto só Ai AUTORIDADES Vamos passar por volta das 10:00 perto da Rodoviária ou pelo Santo Cristo. mais sem os batedores blz........

Miguel Lopes, 26/01/2010 12:29

Acho um tormento esperar 15 minutos em media congestionado na blitz da lei seca e depois se parado mais 10 a 15 minutos numa fila pra soprar o bafometro, dai em media pode se atrazar 30 minutos em seus compromissão porque nem todos que estao na rua dirigindo estão bebados, é uma falta de respeito com o cidadão. Abaixo essas blits de bafometris, a PM deveria fazer isso quando desconfiasse de algum, como é feito no mundo todo.

Marsô, 25/01/2010 15:44

No Largo do Verdun (Grajaú) o estacionamento irregular é uma festa. São carros parados em fila dupla, tripla; caminhões de cargas estacionados em lugar e horário proibídos. Não faltam flnelinhas.Os estacionamentos para carros forte ficam tomados por autómóveis estacionados de tal forma que prejudicam a circulação de veículos. Não faltam: cachorro quente e essa praga de churrasquinho. O pior: bem aos olhos da PM que tem uma cabine blindada em frente a tudo isso acontecendo ! Marsô.

Laura Alves, 21/01/2010 13:58

O turismo no Rio de Janeiro é essecencial, porém deve ser feito de forma organizada. O trem para o Cristo Redentor cria engarrafamentos nos dois sentidos da rua da Laranjeiras, chagando no final de semana a engarrafar o túnel rebouças. É preciso que os governos estadual e municipal intervenham e criem um espaço para o estacionamento de ônibus de turismo. Nossa cidade só tem a ganhar.

Adriane, 18/01/2010 17:29

Gostaria que o Sr. Prefeito e o Sr. Governador dessem ao povo do Rio de Janeiro, principalmente aqueles que trabalham na Barra da Tijuca o prazer de chegar a Barra pela Linha Amarela, gostaria muito que eles fizessem este trajeto durante uma semana, pode ser em qualquer horário ... e depois desta esperiência maravilhosa gostaria que eles fossem a público dizer o que irão fazer ... não tem dia nem hora, a chegada a Barra pela Linha Amarela é um tormento, nós,c ariocas, pagamos os nossos pecados e de outros brasileiros também. Acorda Sr. Prefeito! Acorda Sr. Governador! Se continuar assim, a Copa e a Olimpiada serão um fracasso e os atletas não poderão competir por estarem "presos no engarrafamento"!!!

Luiz pereira carlos, 07/01/2010 07:16

Tradicionalmente todas as avenidas e túneis do Rio de Janeiro, inclusive o Aterro da Gloria e os elevados, sempre foram construídos e mantidos com recursos públicos oriundos da coleta de impostos em épocas cuja receita eram inferiores as atuais em face do numero menor de contribuintes. Portanto a figura do pedágio urbano não é apenas ilegal é crime de usura.

Luiz pereira carlos, 07/01/2010 07:15

injustificado o argumento da existência de vias alternativas, em verdade a principal via alternativa para escoamento do trafego ficou prejudicada e obstruída pela praça de pedágio, as demais não foram construídas pela concessionária são opções inerentes, existentes em qualquer perímetro urbano no mundo. A liberdade e o direito de ir e vir e a opção preferencial do trajeto no perímetro urbano são clausula pétreos

JOSE LUIZ FROES, 15/12/2009 17:34

BLITZ VERGONHA NA ILHA DO GOVERNADOR: MORADOR DA ILHA FAMOSO POR SOFRER TODOS OS DIAS COM ENGARRAMENTOS AGORA TEM QUE CONVIVER COM ESSAS BLITZA BSRUDAS FEITAS NA ENTRADA E SAIDA DO BAIRRO CAUSANDO ENORMES TRANSTORNOS, INCLUSIVE SABADOS A NOITE. SE ALGUEM ESTIVER PASSANDO MAL VAI MORRER NO TRANSITO, ALÉM DOS TURISTAS QUE CHEGAM NO BRASIL E JA SAO RECEBIDOS COM ESSA VERGONHA QUE NÀO TEM EFICACIA NENHUMA, NAO SERVE PARA NADA. É UM ABSURDO!!!

JÁCOMO SANTI FILHO, 09/12/2009 11:16

Concordo em Gênero, Número e Grau com todos OS COMENTÁRIOS, POIS SÃO PESSOAS MUITO BEM COINCÊNTIZADAS!!!

Vanessa, 08/12/2009 13:28

Concordo com vc, Luis. Os engarrafamentos são uma alta fonte de estresse pra mim também. Levo, em dias normais, cerca de 3 h só no trânsito, contando a ida e a volta. Isso piora muito minha qualidade de vida. São 3 horas a menos em cada dia meu, ou seja 60 horas a menos de lazer, estudo, etc, por mês!!! Além das 8 horas de trabalho por dia, quase não sobra tempo para nada. Faço exercícios à noite meio forçada, porque fico esgotada. Isso sem contar os dias de caos total, quando há algum acidente, ou temporal, etc, aí levo até 5 horas do meu dia no tânsito. Algo precisa ser feito urgente porque os cariocas não aguentam mais!

luis, 08/12/2009 07:44

os engarrafamentos sao a pior causa de estresse atualmente eu sou um deles.

Maria de Lourdes S.Cabral, 07/12/2009 14:10

Embora saiba que engarrafamento é consequência do número imenso de veículos,mas, uma logística de trânsito integrando secretarias de trânsito,(municipal,estadual),sindicatos de cargas e descargas,para criarem horário p/circulação dos caminhões.,na Av.Brasil o fluxo fluiria.Sugestão hor.das 10:00 às16:00.,haja visto que à noite o trânsito tem menor retenção.

jsvictor, 05/12/2009 19:49

Vcs,sabiam que a 80% dos engarrafamentos no Rio, são simplesmente por incompetencias dos guardas de trânsito? Av.Brasil, altura do inst.osw.cruz.Um ponto de ônibus que deveria ter um guarda para organizar, pois o engarrafamento começa ali.os ônibus fecham a via e nenhuma autoridade no local.Outro exemplo, uma batida de 2 veículos, sempre tem. os motoristas saem de seus veículos e começa a discução, enquanto isso começa o engarrafamento, não há guardas; blitz de ipva atrazado,Esta semana quase sempre no suburbio(av.suburbana perto do norte shopping)bloqueiam a via toda, deixando apenas passagem p/um veiculo. Taquara, entroncamento com bandeirantes e andré rocha, onde um simples retorno faz com que toda a taquara vire um caos, pois o retorno causador do problema não tem um guarda sequer.Normalmente estão em 3 ou 4 longe dali na esq.de andre rocha com guerenguê, fazendo o quê?pesquizem....;

angela, 04/12/2009 13:52

A Prefeitura possui um órgão especializado em trânsito, no entanto, não consegue resolver os problemas de quem vai do Centro para a Barra da Tijuca ao final do expediente, quer pelo Jardim Botânico, quer pela orla (rotas dos coletivos que servem ao Bairro). Nas praias de Ipanema, Leblon o trânsito é super lento, a Rua Bartolomeu Mitre literalmente para e o trabalhador leva em média 2 horas para chegar à Barra. A engenharia de tráfego precisa buscar soluções eficazes diferentes de guardas agitando os braços e apitando e a Prefeitura precisa investir em transporte coletivo de qualidade para diminuir a quantidade de carros nas ruas. Sugiro ao prefeito experimentar uma viagem de 175 ou 179 do Centro à Barra às 18h para entender o que estou falando. Tenho uma colega que mora em Petrópolis e leva menos tempo que eu para chegar em casa.

Rodrigo Macedo Gomes, 04/12/2009 13:05

Sou morador de Icaraí, em Niterói, e venho lhes contar um pouco sobre nosso infernal transito atualmente. Como de praxe, Niterói está engarrafada diariamente, de 6 da manha as 10 da noite, incluindo fins de semana. O inferno já começa cedo, a partir do momento que voce entra na ponte, começe a rezar, pois normalmente ela já esta toda parada. Depois, o caos continua pela alameda, e principalmente pela Marques de Paraná, aonde se estende até o canal de S. Francisco. Icaraí, que é o principal bairro de Niterói fica intransitável nos dias de semana de 5 as 9 da noite, pois há carros parados nos dois lados da rua, que era pra passar 3 carros por vez, mas agora apenas passa um, e se espremendo entre os outros. Todas as ruas com muitos carros parados, motoristas imprudentes avancando sinais e galerias pluviais inexistentes, tornando qualquer chuvinha um caos na cidade!

Paula , 04/12/2009 10:37

Moro na Taquara e trabalho na Barra da Tijuca e gostaria de pedir encarecidamente que alguém tomasse alguma providência com a 'parada irregular' de vans/kombis na Estr. do Guerenguê (na altura da praça B)... meu caminho diário de ida pro trabalho... o engarrafamento em todas as horas do dia é quilométrico, por que elas param no ponto de ônibus pra esperar lotar, dificultando a parada dos ônibus, que por si só, param no meio da rua e atrapalham a passagem dos carros, causando assim um tremendo engarrafamento. Eu acho uma falta de respeito muito grande com as pessoas que saem de casa no horário e acabam chegando atrasadas, tudo por porque perdemos horas nesse pequeno trecho.

Jorge, 04/12/2009 07:55

Não é possível que não exista um prefeito nesta cidade que não consiga olhar o sincronismo dos sinais de transito. É uma vergonha, existem avenidas em que um abre e o seguinte fecha, a maior parte dos engarrafamentos se deve a esta falta de sincronismo dos sinais. Parece que o prefeito, secretário, não andam de carro pela cidade. A sequencia correta seria fechar primeiro os sinais iniciais e abrir o contrario, ou seja os últimos. Se o governo quiser posso dar acessoria nesta questão, ja que não existe quem consiga fazer isto neste governo. Isto é uma vergonha. Senhor Prefeito, ande mais pelas ruas do Rio de Janeiro de carro.

Carlos Mayrink, 03/12/2009 16:43

Não é de hoje que venho reclamando através de e-mails a veículos de comunicação e diretamente a Prefeitura do Rio de Janeiro, sobre o caos que se criou na Barra da Tijuca, com a criação - ainda pelo Prefeito Cesar Maia - de um retorno equivocado na Av. das Américas, em frente ao Barra Point. Essa mudança de local do retorno em nada melhorou a vida de quem vive, passa ou trabalha na Barra, beneficiando apenas o próprio Barra Point e a Unimed que tem sua sede logo após esse retorno. Na época do lançamento, a CET Rio argumentou que isso iria melhorar a vida de quem sai da Barra, de manhã, em direção ao Centro. Publicada minha queixa no Jornal O Globo, nessa mesma época, uma pessoa da CET Rio chegou a duvidar de pessoas que, como eu, reclamavam que, com essa mudança, não só nada melhorou como surgiu um novo engarrafamento, diário, no Itanhangá, para quem vem do Alto da Boa Vista a Barra.

Kátia P. Hoffmann, 02/12/2009 18:51

Moro na Barra da Tijuca e, na altura da Av. das Américas, 11889, Condomínios Barrasul/Pontões da Barra, há sinais que viram um inferno em determinados horários.Das 17hs até 20hs o caos impera. motoristas não respeitam a faixa de pedestres e a de não fechar o cruzamento. conclusão: pedestres sem segurança, inclusive crianças de duas escolas públicas destes condomínios; não conseguem atravessar. Se estou de carro, para cruzar os sinais e tentar ir em direção ao Recreio, é um estresse. carros, buzinas, tudo ao mesmo tempo. se estou como pedestre, temo atravessar, mesmo quando o sinal está aberto para mim.O Senhor Prefeito, que foi muito votado pela população dessas áreas, não pode colocar guardas em periodo integral, inclusive em domingos de sol, quando tudo piora, principalmente no cruzamento onde se encontra uma base dos Bombeiros? Pagamos Impostos caros, não temos direito a policiamento?

Rita de Cassia, 02/12/2009 05:37

Nenhuma autoridade consegue melhorar o transito da A. N.S. Copacabana. Durante o dia fora o excesso de onibus, muitos mesmo todos praticamente vazios, existem tb carros abastecendo bancos, caminhões abastecendo supermercado, taxis demais andando em todas as faixas e absolutamente nenhuma fiscalização. Existem faixas e pontos de onibus especificos mas ninguem respeita nada ai vira uma bagunça, numa avenida tão importante para circulação do transito. Será que nenhuma autoridade toma uma providencia? Absurdo e vergonhoso. Obrigado por poder falar.

Roberto Missano, 27/11/2009 14:27

O engarrafamento de ônibus às vezes vazios e carros na Tijuca no fim do expediente está cada vez pior. O trânsito só melhora depois da praça Saens Peña em direção ao Alto da Boa Vista. Está na hora do governo construir uma nova ligação entre o Centro e a Tijuca principalmente para automóveis, por meio de túneis como é em São Paulo.