Nós e você. Já somos dois gritando.


Assunto: Lei seca

A lei seca completou um ano em junho de 2009. Apesar da redução do número de mortes nas rodovias federais, de acordo com levantamento da Polícia Rodoviária, o cerco aos motoristas embriagados ainda rende muita discussão e resistência. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes recorreu aos tribunais no ano passado por considerar a determinação inconstitucional. Para driblar a fiscalização, muitos usam o site de relacionamentos Twitter para avisar os locais das blizes. Malandragens à parte, a lei mudou os hábitos de muita gente, que agora evita chegar perto do volante quando bebe.

Voltar para a lista de assuntos Compartilhe


Saiu no Globo

Exibindo 3 de 3 matérias.

ESPECIAL: Lei Seca muda comportamento dos motoristas

Número de acidentes caiu 29,4% em novembro

saiba mais


Nova conduta?

Muda a postura dos jovens ao volante, diz pesquisa

saiba mais


Direção segura

Cai o número de vítimas de acidentes no Rio depois da Operação Lei Seca

saiba mais


Multimídia

Clique e veja aqui fotos e videos relacionados a esse assunto.

  • Relator da lei, Hugo Leal, tira as dúvidas
  • Operação Lei seca na Ponte Rio-Niterói
  • Cadeirantes atuam em ações de conscientização da Lei Seca na Barra
  • Unidade móvel do IML na operação Lei seca
  • Cadeirantes vítimas de acidente de trânsito atuam na campanha do Detran
  • Motoristas são submetidos ao teste do etilômetro
  • Capitania dos portos faz teste do bafômetro em condutores de embarcações

Discussão ()

338 comentários





    Enviar         Imagem         Video    
Link da imagem:  Importar
Link do YouTube:  Importar

Ordenar comentários por:


Iremar Vieira, 08/02/2010 16:15

Todo cidadão de bom senso é contra alguém dirigir bêbado pondo a vida dele e dos outros em risco, porem nesse mundo de diversidades não se pode generalizar esse tipo de lei, cada pessoa tem um metabolismo diferente de reação a bebidas alcoólicas. Não se pode taxar de bêbado um operário que saiu da obra no final do dia e tomou três garrafas de cerveja, pegou seu fusca e está de volta para casa, ou qualquer cidadão que sai para jantar fora e toma três taças de vinho. Imaginem a revolta desse operário ao ser parado numa desses blitz, perder sua habilitação, ter seu fusca apreendido e ter que pagar um multa maior do que o seu salário mensal. A lei seca está errada e precisa ser revista, principalmente o equipamento de teste “bafômetro” deve ser substituído por um reflexotômetro (medidor de reflexos). Hoje com os testes por bafômetro os usuários de drogas não são reprovados.

Raphael Barbosa, 08/02/2010 14:16

Tachar a pessoa que bebeu duas latinhas de cerveja como bêbado é injusto. Creio que a punição deveria ser através de testes sobre o reflexo e não somente pelo bafometro. Cada corpo tem sua tolerância ao álcool.

Flavio, 06/02/2010 19:57

TIREM UMA DUVIDA MINHA TOMEI UMA LATINHA DE CERVEJA, BATI EM UM BURACA, QUE DIGAM DE PASSAGEM SÃO MUITOS, E CAUSEI UM ACIDENTE DE QUEM É A CULPA MINHA PORQUE TOMEI UMA CERVEJINHA OU DO NOSSO ESTADO, MUNICIPIO QUE NÃO ARCAM COM AS SUAS OBRIGAÇÕES!

Eliane, 06/02/2010 11:52

"LEI SECA"?? Fala sério! Todo mundo já sabe onde se encontram as blitzs, fazem caminhos alternativos (no largo do pechincha), passam pela via ao lado (no caso da presidente vargas), isso já está virando um tormento na vida de quem deseja chegar em casa e fica preso num trânsito absurdo por conta da operação. Se param um indivíduo com índices elevados de alcool, ele se nega a fazer o bafômetro e tem sua habilitação apreendida por alguns dias e nada mais acontece, ou seja, posso beber, me negar a fazer o bafômetro, após 1 semana retiro meu documento no detran e pronto! E qto ao péssimo estado de conservação de 90% das vias da cidade? E os acidentes causados por tais problemas? Sou a favor da operação sim!! Operação Asfalto Liso!!!

Antonio Henrique, 04/02/2010 14:34

Deveria tb existir uma operação para combater os péssimos motoristas, que estão espalhados por aí aos montes. Um bela seleção feita no Detran seria muito útil, e também acabaria com motoristas imprudentes.

Fernando Sequerra, 30/01/2010 04:09

Não há dúvidas que alcool e direção não combinam. Mas alguem perder a primariedade por tomar 2 chopps é um verdadeiro absurdo. Alguem ir jantar fora com a Patroa e não poder tomar 2 tacinhas de vinho (com comida) é um verdadeiro absurdo. Não questiono a lei. Questiono os limites. Limite de país Arabe fundamentalista e sem democracia. Tem que haver um meio termo. Limite dos EUA e da Europa me parece apropriado. Aproveitando, fiscalizarem IPVA nas Blitz de Lei seca, levanta suspeitas sobre qual o real motivo da operação, se é para educar, ou arrecadar.

Taís Teixeira, 29/01/2010 18:57

Graças a pessoas como você o país é o que mais fatura com dinheiro de multas de trânsito de todos os tipos. E sabe para quê elas servem??? Para encher o bolso, a cueca e a meia das pessoas corruptas desse país. Como sempre o país das ovelhinhas, zebrinhas e cordeirinhos aceita qualquer palhaçada que se propõe. E ainda pagam por essas palhaçadas. Ô país lucrativo.

Taís Teixeira, 29/01/2010 18:51

Não concordo com a lei que restringe a liberdade das pessoas e pune, mais uma vez, com multa quem dirige alcolizado. Gosto muito de pensar que estamos evoluindo, portanto, medidas extremas devem ser descartadas sob pena de tolhir nossa pouca liberdade. Atualmente, o cidadão só tem leis para seguir. Os políticos e o governo não tem nenhuma lei. Fazem o que querem e bem entendem. Issó é democracia? Onde estão as multas para as condições péssimas das estradas. Onde estão as estatísticas com o número de acidentes decorrentes de más condições das estradas e ruas? As proibições são perigosas. Começa-se com uma coisa aparentemente inofensiva, depois acaba virando abuso. CHEGA DE ABUSAREM DOS CONTRIBUINTES! ! !

Renato, 29/01/2010 15:58

Não concordo com a Lei, pois não concordo com radicalismos. Acho inclusive que a Lei não está pegando justamente pq não é razoavel. Para fazer cumprir tal lei tem q se gastar literalmente uma fortuna em fiscalizacao, e ao menor sinal q essa fiscalizacao cedeu, tudo voltará como antes, pq a lei não criou cultura. Poucos paises no mundo tem zero como o limite (paises islamicos e do leste europeu, onde nao se cumpre tb). Nos EUA o limite é 0,8. Tb acho q o modo melhor de fiscalizacao é como se faz nos EUA onde o policial faz uma especie de teste clinico e avalia os reflexos e equilibrio do condutor no momento da abordagem. Veja como isso gasta pouco, é eficiente e tem uma capilaridade mto maior sem mega operacoes! o problema é tornar nossa PM menos corrupta. Por último vemos claramente que no Rio há o uso politico das operacoes, visto que pessoas ligadas operacao estao se condidatando.

Jeronimo da Silva, 29/01/2010 14:49

Felizmente existe o @LeiSecaRJ, graças ao qual eu e todos os meus conhecidos voltamos a poder beber moderadamente e dirigir normalmente, evitando os circos armados pelos palhaços para extorquir o cidadão e atravancar o trânsito. Já somos milhares e, graças a Deus, essa lei já está virando letra morta, deixando os cretinos plantados em suas tendinhas gastando canudinhos à toa...

Lucas Djahjah, 29/01/2010 14:26

Concordo com a Lei Seca no sentido de punir quem dirige alcoolizado. No entanto, acho infeliz ser parado a todo o momento. Ninguém merece ficar parado no trânsito e na fila do bafômetro. Além disso, fazer blitz é um ato discriminatório. O fato de selecionar quem para e quem segue o caminho passa pelo julgamento do agente da polícia logo se torna pre-conceituso. A blitz deveria ser abolida. Porque não seguimos o exemplo de outros países? Nos EUA por exemplo, os policiais param somentes os suspeitos e, aí sim, testam o nível de alcool. Um cidadão não pode gerar provas contra si mesmo!

Antonio Carlos Dinis, 29/01/2010 13:33

Parabéns pela Operação que Salva Vidas e veio para ficar. Infelizmente existem pessoas que estão focando apenas na parte administrativa e reclamam indevidamente, pois se quer ter um veículo tem que pagar os impostos sim e cuidar também. Graças a DEUS muitos já mudaram os seus hábitos e as famílias estão dormindo mais tranquilos. VIVA A VIDA. Parabéns pela iniciativa do Governo do Estado e dos profissionais que estão atuando brilhantemente nas madrugadas do Rio de Janeiro. Fiquem na paz e porque não estender as operações para o interior do Estado e região dos Lagos?

Marcelo Martins, 29/01/2010 13:02

é uma campanha de arrecadação CAÇA NÍQUEL

Heitor Mendes, 29/01/2010 12:14

Acho um absurdo essa intromissão do Estado o que tem que ser feito é campanha de educação e não penalizando para arrecadar mais dinheiro. Nessa história quem ganha são os taxistas que estão faturando uma bolada. Eu quando vejo uma blitz aviso meus amigos. O Estado está cada vez mais punindo o cidadão quando bandidos, politicos estão soltos.Uma informação: Já peguei um taxista mamado (bebado). SALVE BRASIL , SALVE!!!

jorge edson, 29/01/2010 12:14

Não há como concordar com a chamada "lei Seca". Entendo ser hipócrita essa campanha, pois basta ligar a televisão ou o rádio, que somos invadidos por propagandas de incentivo ao álcool. Ora, se vivemos em um País que há uma lei que impeça o consumo de bebida, que proibam, também, suas propagandas. É óbvio que isso jamais vai acontecer em razão da arrecadação de ICMS e meios de comunicação. Desta forma, não se pode achar que esse País é sério e que queira lutar mesmo pela vida do povo. É realmente o cúmulo da hipocrisia.

Foobar, 29/01/2010 11:30

Concordo parcialmente com a Lei Seca. Acho correto apreender quem está dirigindo alcoolizado colocando a vida dos outros em perigo. Não era necessário criar um limite tão baixo para a taxa de alcool no sangue. Uma taça vinho? Um bombom de licor? Enxaguante bucal??? Assim fica mais difícil levar a sério. Minha sugestão é que aproveitem toda o custo que tem com as blitzes da lei seca e façam junto a Lei Honesta onde os taxis, onibus e vans piratas sejam apreendidas (principalmente estas últimas). Os carros caindo aos pedaços, sem condições de estarem trafegando também são maior risco à vida alheia do que um motorista que bebeu um chopp.

Foobar, 29/01/2010 11:30

Concordo parcialmente com a Lei Seca. Acho correto apreender quem está dirigindo alcoolizado colocando a vida dos outros em perigo. Não era necessário criar um limite tão baixo para a taxa de alcool no sangue. Uma taça vinho? Um bombom de licor? Enxaguante bucal??? Assim fica mais difícil levar a sério. Minha sugestão é que aproveitem toda o custo que tem com as blitzes da lei seca e façam junto a Lei Honesta onde os taxis, onibus e vans piratas sejam apreendidas (principalmente estas últimas). Os carros caindo aos pedaços, sem condições de estarem trafegando também são maior risco à vida alheia do que um motorista que bebeu um chopp.

Jorge, 28/01/2010 19:20

Será q alguém aí já perdeu parente atropelado por um bêbado?

daniel, 28/01/2010 06:19

Alei seca é mais uma manobra do governo para faturar.mais dinheiro arrecadado + corrupção . quem poderá nos salvar da ganacia e opressão do estado????

Alex Vitor, 19/01/2010 15:23

Li muitas opiniões aqui nesse Blog. Não posso concordar com as pessoas que são a favor da lei seca. Sou a favor de uma responsabilidade penal para quem causa acidentes e/ou atropelamentos tendo ingerido bebidas alcoólicas, drogas ou não. Se você saiu com seu veiculo e cometeu um acidente tem o dever de se responsabilizar pelo mesmo. O que vejo é uma politicagem de caça as bruxas. Estamos vivendo em uma ditadura civil, uma ditadura branca, primeiro foi a "Lei Seca", após a "Lei Anti Tabagismo" e agora o que falta, toque de recolher, permissão para andar livremente nas ruas??? Quero o direito de beber minha cerveja com conciencia, poder dirigir meu carro, fumar meu cigarro!!! Já que sou maior de 18 anos e pago meus impostos é o minímo que posso esperar.

Luciano Silva de Oliveira, 16/01/2010 06:56

Essa operação é pura hipocresia, alguém concorda que o governo está de fato preocupado com vítimas de transito? Obvio que não, se estivesse deveria agir não só na prevenção,porque alcool não é a única causa de acidentes, investir em estradas em boas condições, sem buracos , com boa iluminação e sinalização faz parte do processo e mesmo assim o acidente poderá ser inevitável. No caso de intervenção médica e eu pergunto: como está as condições de emergência dos hospitais públicos? ..acorda pessoal vamos parar de aplaudir atitudes de fachada que só lesa o cidadão. Esta operaçao deve ser repensada e em primeiro lugar respeitar o cidadão de bem que é tratado como bandido. Talvez tivesse sucesso em conjunto com outros esforços que não são de interesse da Adm pública pois não geram arrecadação e sim despesas.

Ronald Facury Wigg, 14/01/2010 23:34

Leonardo O fiscal mente, a imprensa omite. A intenção é manter o cidadão oprimido. Todos os casos em que o motorista bebeu, não cometeu nenhuma falta, sendo apenas pego em blitz, a justiça, respeitando a carta magna, está dando ganho de causa para o motorista. Do contrário, seríamos o país com o maior número de cidadãos com ficha criminal por ter bebido 1 ou 2 copos de chopp. O fato de o motorista se negar a fazer o teste, e ainda assim ser multado, punido etc, é um paradoxo insustentavel na lei; chega a ser uma aberração jurídica. Inelizmente o nosso STF não está muito preocupado em proteger o cidadão dos atos inconstitucionais do estado. Espero profundamente que essa lei não seja julgada politicamente, desmantelando ainda mais nossa constituição, e nos colocando de volta a ditadura(sem farda). Se querem fazer uma lei justa, que a façam de forma a não violar a nossa carta magna.

Leonardo Cezar, 14/01/2010 14:30

Só no Brasil em que absurdos como esse acontecem. Como pode um anorma constitucional ser sancionada por uma lei? Como a recusa a um exame no seu próprio corpo pode gerar sanções disciplinares? tento o Estado outros meios de prova como exames clínicos,testemunhais ou até mesmo fotográficos, por que não são usados? Enfim, considero essa lei um abuso de autoridade e covardia. Bebi um copo de cerveja e um fiscal do DETRAN me informou que não fizesse o teste mesmo assim, pois poderia ser preso em flagrante, dependendo do organismo e da hora do consumo. Ou seja, um cidadão normal bebe um copo de cerveja e pode ser preso em flagrante !!! Enfim, os abusos não param por ai. Ficarei sem minha CNH por 5 dias úteis mesmo com um condutor habilitado para conduzir meu veículo. Ou seja, não fui julgado, não houve processo legal algum, não foi comprovada embriaguez,estou sem minha cnh e levarei multa.

adilson zappa, 11/01/2010 21:34

A Lei Seca é necessária e sua validade indiscutível.No entanto,sua ação positiva não é suficiente para acobertar as péssimas condições de nossas estradas,sobre as quais nem o Ministro dos Transportes e o Diretor do Denit sequer se manifestam quanto ao que deve e o que será feito à respeito.A arrecadação da CIDE não é divulgada e,menos ainda,sua destinação à construção e conservação das rodovias.A Lei Seca,é claro,pode estar contribuindo para disciplinar o trânsito nas cidades,porém nas estradas,com toda a certeza,as estatísticas reais apontarão outras causas de desastres,que prevalecem sem que providências administrativas e técnicas fossem tomadas até hoje.Propaganda,discursos,desculpas das chuvas,etc,Chega!O que está acontecendo?Faltam recursos?É omissão?Desleixo?Incompetência? Quem paga impostos e corre riscos de morte tem o direito de saber até quando esse quadro vai permanecer...

dsilentio, 11/01/2010 11:48

Quem apoia a lei seca só bebe água ou é algum ex-bebum evangélico

Carlos Eduardo, 08/01/2010 09:57

Não sou contra a restrição do consumo de alcool aos motoristas, porém houve um sério viés em relação a lei antiga e a lei nova, dizem que foi a lei nova que melhorou o problema abaixando o nivel de alcool tolerável. Porém a questão é que com a lei antiga não se fiscalizava e com a lei nova se fiscaliza. O que diminuiu os indices de trânsito a diminuição do alcool tolerado no sangue ou a fiscalização?? Eu acho que foi a fiscalização, mas os políticos enchem o peito para dizer que foi a lei que eles votaram. Ai algo sério vira show de mídia.

Ronald Facury Wigg, 07/01/2010 12:10

A inconstitucionalidade da lei é óbvia. Se o judiciário fosse influenciado pela grande imprensa, formadora de alienados e submissos, o país já teria milhares de cidadãos de todas as idades, cumpridores de todas as responsabilidades com o país e a sociedade, com ficha criminal por causa de 2(dois) chopps!!! Graças a Deus, que os juizes e desembargadores não deixaram nossa constituição sucumbir as premissas mentirosas de políticos e da grande imprensa. Agora pergunto:Cade a STF, que está se omitindo quanto a dar uma decisão final que pela constituição seria óbvia? Medo, medo da grande imprensa mentir e omitir, e pressionar o STF. Mas a constituição não pode ser julgada politicamente.

Ronald Facury Wigg, 07/01/2010 12:02

A inconstitucionalidade da lei é óbvia. Se o judiciário fosse influenciado pela grande imprensa, formadora de alienados e submissos, o país já teria milhares de cidadãos de todas as idades, cumpridores de todas as responsabilidades com o país e a sociedade, com ficha criminal. Graças a Deus, que os juizes e desembargadores não deixaram nossa constituição sucumbir as premissas mentirosas de políticos e da grande imprensa. Agora pergunto:Cade a STF, que está se omitindo quanto a dar uma decisão final que pela constituição seria óbvia? Medo, medo da grande imprensa mentir e omitir, e pressionar o STF. Mas a constituição não pode ser julgada politicamente.

michelle toste, 06/01/2010 17:14

A lei seca diminuiu o número de acidentados nas emergencias. Num país onde as pessoas não têm educação e bebem quando dirigem , deve ter leis que segurem os potencialmente assassinos. Beber e dirigir é crime ! NÃO ENTENDO COMO ALGUEM PODE SER CONTRA A LEI SECA .

Ronald Facury Wigg, 04/01/2010 23:47

Aluisio, seu maior argumento é a mentira. Aliás característica bastante comum em países subdesenvolvidos. Percebe-se muito isso nas ditaduras, tal como foi imposta a lei sêca. Inconstitucional e injusta, fato que pesa juridicamente apenas para os menos afortunados.





Direto do Twitter

Campanha

Widget

Baixe aqui o widget da campanha e instale no seu blog.