Nós e você. Já somos dois gritando.


Assunto: Flanelinhas

Problema crônico na cidade, os guardadores clandestinos cobram o que bem entendem para supostamente tomarem conta dos carros e ajudarem os motoristas na hora de entrar e sair das vagas. Apesar de estarem espalhados por diversas áreas, é nos pontos nobres da Zona Sul e nas ruas de grande movimento do Centro que eles se concentram. O tema tem merecido destaque no site do Globo ultimamente, e o motivo se deve principalmente à escolha da empresa Embrapark para operar as vagas do Rio Rotativo nos bairros mais valorizados da Zona Sul.

Voltar para a lista de assuntos Compartilhe


Saiu no Globo

Exibindo 2 de 2 matérias.

Afinal, de quem é a vaga?

Três meses depois de o atual sistema de vagas na Zona sul ter sido instaurado, a equipe de reportagem de O Globo encontrou flanelinhas irregulares em locais administrados pela Embrapark. A matéria causou indignação e gerou mais de cem comentários dos nossos leitores.

saiba mais


Projeto defende cadeia para flanelinha

O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) enviou em fevereiro de 2009 projeto polêmico que propõe a prisão de quem cobrar para vigiar veículos em espaço público. Muita gente apoiou.

saiba mais


Discussão ()

150 comentários





    Enviar         Imagem         Video    
Link da imagem:  Importar
Link do YouTube:  Importar

Ordenar comentários por:


Carlos, 06/03/2010 21:23

Defendo até a pena de morte para flanelinhas. Vamos fazer um plebicito para aprovarmos logo no congresso e acabarmos de vez com essa praga que assola o país! São bandidos travestidos de pseudo-guardadores! Esta é minha indgnação!

Elcio de Souza, 02/03/2010 09:12

A sra. tem razão o grande problema é que viaturas da polícia passam mais tarde para receber propinas de flanelinhas irregulares por isso eles se proliferam.

Omar Cumbero, 01/03/2010 22:24

Esse tipo de acharcadores existem, desde o tempo que o Sr.Carlos Lacerda, entao governador do Estado da Guanabara criou os famos currais de estacionamento, na Av. Prs. Vargas. Com fim dos currais os pseudos guardadores de carros se proliferaram e hoje formam uma quadrilha de acharcadores exigindo dinheiro das pessoas que estacionam e lugares publicos. Se acham os donos das ruas e as pessoas os temem, pois sao marginais. A populacao contribui para que esses canalhas se proliferem, dando dinheiro, que nao maioria das vezes exigem a quantia, senao poderam ter os veiculos depredados, caso nao tenham ganho o dinheiro exigido...NAO se pode parar o carro em nenhum lugar do Brasil sem que esses crapulas venham exigir dinheiro.....Eu NAO dou...prfeiro pagar um estacionamento legal onde ha realmente pessoas que sao pagas para tomarem conta dos veiculos. E ainda querem regulamentar essa "profissao"

Catia Adriana Volta Redonda, 01/03/2010 14:31

É uma falta de respeito com os motoristas à gente além de ter que pagar estacionamento tem que pagar também os flanelinhas, pois se não pagarmos eles arrumam um jeito de nos prejudicar, a policia da uma prensa neles, eles somem por um tempo mais volto e começa tudo de novo, aqui em Volta Redonda já aconteceu varias vezes quando tem jogo no Estádio Raulino de Oliveira fica vários flanelinhas por lar eles chegam a colocar o valor que estão cobrando se a gente reclama eles falam que depois tem que dar um trocado para os homens “policias” a assim vamos seguindo sem solução.

Erica Fonseca, 26/02/2010 00:10

Dia 25/02/10, 6:30 da manhã, indo pro trabalho de carro, parei no sinal da rua Luíz de Matos, esquina com S.Francisco Xavier, em frente à UERJ. Havia um homem, "lavador de parabrisas", que veio em minha direção. Estava de vidros fechados e sinalizei que não queria que limpasse meu parabrisas, mas ele continuou em minha direção. Andei com o carro pra frente, para me desvencilhar, porém o retrovisor bateu de leve nele. Foi o bastante para ele começar a socar e dar cotoveladas no vidro da minha janela, além de jogar o "sabão" nos vidros do carro, para sujá-los e embaçá-los. E isso foi até o sinal abrir. Além do risco de ter o vidro quebrado, ser machucada, levar um soco ou coisa pior, o que mais me impressionou foi isto tudo acontecer a poucos metros de uma delegacia de polícia. Em várias ruas próximas à UERJ há vários homens fazendo a mesma coisa, ameaçando e intimidando motoristas.

eduardo bordallo, 22/02/2010 19:29

São 19:01, do 22/02/10. Estou no Leblon, bem ao lado da casa do Governador Sérgio Cabral. Seu Mário, o guardador de carros da Zona Azul, acabou seu expediente às 19:00. Exatamente 01 minuto depois, chega o flanelinha e começa a extorquir dinheiro dos motoristas que querem parar na Av Ataulfo de Paiva, entre às ruas Aristides Espinola,onde mora o Governador, e Rainha Guilhermina. Não adianta ligar para o batalhão, para a Guarda Municipal ou quem quer que seja. Um passa a bola para o outro e nada acontece!

SeuCuca, 22/02/2010 19:20

O Rio de Janeiro é praticamente a Terra-de-ninguém. Aqui ninguém respeita nada, nenhuma lei. O brasileiro em geral, de fato, não é um povo civilizado ao ponto de cumprir todas as regras e com isso privilegiar o convívio social em detrimento de seus próprios desejos. E essa realidade encontra seu corolário aqui no Rio. Outro dia dei de cara com um motoqueiro à toda velocidade sobre a calçada. Tive que me desviar dele, pois ele estava muito rápido, e, não fosse o bastante, o sujeito ainda deu uma bozinada em cima de mim, como se quem estivesse no lugar errado fosse eu! Flanelinhas? Esses só vão temer alguma coisa quando tiverem CERTEZA de que serão punidos. Até lá, vale a regra da Terra-de-ninguém!

Cristina Soares, 22/02/2010 18:12

Acho um absurdo, nós que pagamos impostos e ficamos reféns de franelinhas em toda a cidade. Quando reclamamos eles dizem que precisam dar dinheiro aos policiais também. Que País é este? Cadê nossos governantes?

zelito, 22/02/2010 15:47

Nem adinta comentar neste espaço cedido pela GLOBO.Falar sobre FLANELINHAS é perda de tempo.O negócio já está enraizando no paíz inteiro,igual a corrupção dos políticos.As prefeituras teriam que colocar o máximo de guardas nos locais que todo o mundo já sabe que tem flanelinhas (esses vagabun... que não querem estudar )e mandar todos para a cadeia .Lugar de vagabun... e ladrões é na cadeia.Eu conheço flanelinhas a mais de vinte anos .O cara começa com 13 anos e o tempo passa ,todos os dias ele consegue dinheiro,quando vê ele já está com 35 anos ,casado e morando de aluguel.Tudo às custas dos estacionamentos que eles(os Flanelinhas ) acham que são deles.É vergonhoso e de uma vagabun...sem limites.Eles não querem emprego fixo com horário não;eles querem é ficar na mamata mesmo.Alguns estão até mais bem vestido que meus filhos que trabalham com carteira assinada.

Marcelo Curi, 22/02/2010 15:27

Cena carioca: Flanelinha ontem (dom. 21/02) na B. Ribeiro (prox. Paula Freitas), orientando a sua vítima no modo de estacionar. Para o transito em razao do sinal vermelho, um veiculo da G. Municipal se coloca exatamente ao lado do flanelinha, que continua impassivel na execução de seu trabalho. E o veiculo da GM, parado continua, e após o ..."ilegal e daí ?" do dia, segue normalmente o fluxo entao liberado. No Rio qquer um faz o q quer sem medo de ser feliz.

Pedro Bret, 21/02/2010 12:36

De que adiantam Leis se não tem quem as faça cumprir, é um direito do cidadão, comprar seu tíquete e estacionar, porém as placas que indicam os locais são retiradas, os flanelinhas estão em todas as esquinas e os reboques agindo pelo bem da Prefeitura. Se não ocorresse o "jeitinho" brasileiro, talvez não existisse a necessidade de uma Lei como esta, porém a participação de PMS e GMS é grande. Porque será que carros estacionados irregularmente em algumas quadras não são rebocados? Só pelo flanelinha? Ou realmente existe um acordo! Basta ir ao entorno do Maracanã em dia de jogo para observar onde os reboques atuam e onde não atuam! Mas se desejar ver mais, vá as ruas de Ipanema e observem os reboques passando, ou em Copacabana, principalmente na Leopoldo Miguez, onde os flanelinhas são aliados do pessoal que representa a empresa responsável pelo estacionamento, e os reboques...passam......

Paulo Izecksohn, 19/02/2010 13:46

A partir desta 6ª feira, e até 20 de março, todas as bandalhas do Rio num só lugar: a Urca, infelicitada pelo evento-mafuá "Verão no Morro", que promete arrebanhar 2000 pagantes por noite. O alvará permite 750; ilegal, e daí? O público alvo são desordeiros que vão curtir shows de rap e pistas de dance-porrada até as 7 da manhã. Quem mora nas ruas adjacentes que se dane, pois toda 6ª e sábado, a noite toda, serão cerca de 1000 carros estacionando em portas de garagens, buzinas, achacadores aos berros extorquindo até os locais, alarmes indicando arrombamentos de autos, eventualmente tiros, depois os bêbados descendo e causando tumulto, e por fim, de manhã cedo, as calçadas e muros repletos de urina, fezes e as já tradicionais seringas. Lei Seca? Nem pensar! O choque de ordem do prefeito só engana trouxa. Venha, imprensa, documentem e mostrem ao mundo o inferno de viver numa terra sem lei.

Joel, 17/02/2010 21:17

Não frequento mais teatros que não sejam em Shoppings. Shows somente se houver um Shopping por perto.Todas as vezes que tentei parar nas ruas do RJ tive que me submeter aos "donos da rua", pagando de 10 a 15 reais para não ter o carro amassado ou riscado. Quando perguntei porque era tão caro responderam que era pra dar a parte "dos Homi"....realmente!!

Marcelo Santanna, 08/02/2010 08:26

Até quando a Prefeitura de Niteroi vai permitir a bagunça feita pelos flanelinhas em São francisco?? Durante todo o final de semana dezenas de inuteis e flanelinhas se espalham pelo bairro estorquindo e intimidando os frequentadores dos bares sem serem incomodados pela Policia. Chega de bagunça precisamos de ordem já! O flanelinhas tomaram conta do bairro a mais de 10 anos e nunca houve qualquer tipo de repressão contra esta praga. Já é hora da Prefeitura parar de populismo eleitoral e acabar de vez com isto.

rose, 19/01/2010 12:11

Deixo aqui minha denúncia de um flanelinha que fica TODOS OS DIAS na rua conde de baependi, em frente ao nº23, está sempre de calça jeans.. ele grita, fica o dia todo drogado e exaltado, "controlando" o trânsito, extorque moradores e visitantes, cobra 5 reais por vaga e quando é fim de semana se vc deixa seu carro mais tempo ele cobra 10 reais! alegando que passou do horário permitido! e ele é permitido ali?!! Tudo isso a menos de 50m da cabine da PM na Pç José de Alencar minha gente! Aliás aquela cabine não serve de nada, moradores de rua cheiram cola e fumam crack e o flanelinha extorque o povo e compra droga e se droga td ali em frente a cabine da PM!! Para aumentar o caos, a igreja evangélica recebe seus fiéis, que estacionam em cima da calçada no local de travessia de pedestres, e os mesmo infringem a lei do silêncio gritando aos berros em seus microfones, ou seja a rua está o CAOS!

Denise Costa, 15/01/2010 14:52

Fui multada na manhã do dia 10 de janeiro de 2010, por ocasião da corrida Circuito do Sol, realizada no Aterro do Flamengo. Ao chegar no local, fomos orientados por guardadores a estacionar ao longo da via, onde já haviam muitos carros estacionados. Ao questionarmos quanto a permissão de estacionamento aos guardadores , nos foi infomado que a CET Rio havia liberado o estacionamento naquele local, e nos apontou o veículo da CET Rio PICK UP , CABINE DUPLA, Nº 601, PLACA KXV2791, parado a 50m do local, com as sinaleiras acesas, o que nos fez acreditar, pagando aos guardadores a quantia de R$10,00 pelo estacionamento. Ao término da corrida ao retornarmos ao carro, constatamos que todos os veículos estacionados haviam sido multados. Daí nos dirigimos ao carro da CET Rio e seus três ocupantes, que disseram que estavam ali apenas para orientar o que de modo algum foi feito. VERGONHA!

marcos, 13/01/2010 22:16

Deveria pegar todas as praças da cidade e transformar em estacionamento subterrâneo! Fazer uma licitação, e a empresa que ganhar, fica responsável pela manutenção da praça com o pagamento do estacionamento!E ainda evita os flanelinhas, vai aumentar em muito as vagas na cidade!

Ana Santos, 04/01/2010 14:19

Meu carro foi rebocado duas vezes, por estar estacionado em local apropriado, porém, sem o talão. Nas duas vezes, não encontrei nenhum guardador para comprar o talão, mas mesmo assim a cet-rio informou que nesses casos o motorista deve procurar o guardador mais próximo, comprar o tíquete e colocá-lo no carro. Porém, mais uma vez neste domingo (dia 3 de janeiro) tive o mesmo problema. Ao estacionar meu carro na rua Nascimento Silva em Ipanema, não encontrei ninguém em quatro quadras para comprar o talão. Fui até a praia, e questionei funcionários da Secretaria de Ordem Pública, que estavam com uma barraca na areia. A orientação que me deram foi que, sem o talão, o carro seria rebocado. Mesmo sem ter com quem comprar o talão! (nem as bancas de jornal estavam vendendo) Com medo de ter o carro rebocado, voltei para casa. A prefeitura e os funcionários da Secretaria de Ordem Pública dever

Luiz Mário Guimarães, 31/12/2009 09:56

Flanelinha é a ocupação mais inútil que conheço! Não produz nada, não comercia nada. Apenas constrange os motoristas e lhes extorque dinheiro. Mais um "imposto" para os donos de automóveis.

valdir, 30/12/2009 09:14

Esse assunto flanelinha é uma das vergonhas de todo Brasil. Como é que as autoridades constituidas não conseguem tirar esses "ladroes" disfarçados da rua, ou será que a conovencia das autoridades principalmente policiais fala mais alto. No me circulo de amigos costumo chamar esses flanelinhas de Cafetões de calçada, pois exploram um negocio que não é deles.

Marcelo Homem., 19/12/2009 17:35

Os flanelinhas e até os legalizados se acham donos das vagas. Depois de muito tempo fui ao Maracanã levar minhas filhas para conhecer, mas dá até desgosto já ao parar o carro. Parei o carro numa vaga legalizada e chegou o guardador cobrando R$5,00, pedi o talão e mostrei o impresso de R$2,00 e que era aquilo que pagaria. O guardador indignado disse que em dia de jogo tinha que pagar e todo mundo pagava R$5,00, inacreditavelmente ele se recusou a receber os R$2,00 virando as costas para mim, mesmo com medo de sofrer retalição e vingança no carro não me intimidei e avisei que o dinheiro estava preso no limpador de parabrisa e comunicaria o fato a PM. Resultado, não consegui relaxar e curtir o jogo preocupado com minha atitude, correta, mas se tratando de deliguentes disfarçados de trabalhador, tudo poderia acontecer, mas felizmente não aconteceu nada além do constrangimento.

Estevam, 15/12/2009 21:39

Flanelinha é bandido. No Código Penal tem pelo menos 2 artigos pra enquadrá-los: EXTORSÃO e EXERCÍCIO ILEGAL DE PROFISSÃO. O cidadão precisa estudar e trabalhar honestamente, os que querem viver como camelôs, flanelinhas, mendigos e outros absurdos urbanos precisam ser presos, o ideal era que fossem colocados sob trabalhos forçados pra deixarem de ser "vagabundos profissionais", mas a Constituição infelizmente não permite. Fora isso, o Poder Público devia fazer campanhas para que o povo não desse dinheiro à esses inúteis que não querem trabalhar, eles só existem porque são financiados pelas pessoas. O povo tem que deixar de ser medroso e negar dinheiro à eles. Se te ameaçarem, chame a polícia ou simplesmente vá embora, deixando o traste com cara de tacho.

Rodrigo, 14/12/2009 18:11

Sabado fui ao baixo gavea com minha namorada e um casal de amigos, ficaríamos por ali para comer alguma coisa e só.Ao entrar na praça, ja fui abordado por um "mar" de flanelinhas. Todos muito mal encarados, olhando para dentro dos carros e tudo mais. Nao havia nenhum funcionario do vaga certa,nenhum guarda municipal,repressão a ambulantes...NADA. E o mais revoltante, fui seguido por um dos flanelinhas,esse estava visivelmente drogado,e num tom intimidador diz:"se quiser ficar,a vaga é dez real!" disse a ele q nao iria para boate e que ali era local de vaga certa, por 2 reais. Me encarou seriamente e disse que ali nao tinha nada disso nao , que a area era deles(flanelinhas) e ia me fazer por 5 reais. Isso é um absurdo, nenhuma autoridade na praça, que por sinal estava bem cheia.Ate quando seremos obrigados a passar por esse tipo de extorsão?

Cesar Adriano, 11/12/2009 13:21

Acho que é uma atividade ilegal e,como tal deve ser reprimida, inclusive com a prisão dos infratores, sempre na forma da lei. Álias o princípio que deve prevalecer, deve ser o da legalidade. Nad pode ser feito senão em função da lei, Precisamos acabar de vez com esta tedência de se achar qu algo pode ou não pode ser feito apenas de acordo com nossas convicções pessoais, só se pode permitir ou cercear alguma atividade em funçãom da lei. o dia que a sociedade brasileira seguir este simples preceito teremos dado um passo defeinitivo em direção a evolução social

Fabio, 09/12/2009 17:16

DENUNCIA - no estacionamento do Rio Rotativo da Praça XV (em frente ao terminal de ônibus), os guardadores retem os comprovantes quando os motoristas retiram seus carros para lavar e revende-los no mesmo estacionamento ou ainda no outro estacionamento ao lado do prédio da bolsa de valores. Como há rodízio dos guardadores, nem todos os dias a venda do bilhete reutilizado ocorre, mas ao final de todos os dias tem sempre uma pessoa de plantão recolhendo os papeis na saida do estacionamento na rua que margeia a Baia de Guanabara e que dá acesso ao estacionamento da Barcas S/A. Os motoristas se sentem intimidados em reclamar dos bilhetes "lavados" assim como de não entregar seus bilhetes ao final do dia, pois nossos carros ficam ali todos os dias durante o período de expediente.

Jairo, 07/12/2009 06:42

Apoio o projeto de lei do Dep. Biscaia, pois o que ocorre, na prática, é roubo.

jsvictor, 05/12/2009 19:04

Eu concordo com o projeto do dep.biscaia.O flanelinha deveria ser indiciado e preso.Essa praga existe em toda a cidade, A rotina agora dos flanelinhas não é mais o centro e zona sul, estao em todos os lugares.Ramos,bonsucesso, Taquara, jacarepagua, madureira, é só parar que logo vem um te afrontando.

Claudia, 04/12/2009 15:49

O que fazer quando nos sentimos irregulares por querer agir na regularidade? Essa Semana como em diversas outras vezes, estive na praia da Barra, enfrente ao Condomínio Beton e ao solicitar o talão para fazer o pagamento, o Guardador com aquela roupa da prefeitura, me disse que não tinha talÃo e que todos alí estavam trabalhando por conta própria. Quer dizer o indivíduo quer agir certo e pagar adequadamente para ter o seu automóvel parado com garantias e não consegue. É irônico, mas, eu estava alí brigando para agir corretamente. Dica: vale nunca dar dinheiro na volta para o carro porque assim eles procurarão outra coisa para fazer. Se o brasileiro perdesse essa mania de levar vantagensa e dar um jeitinho...

Paulo Izecksohn, 30/11/2009 21:08

Se alguém ainda pretende ter orgulho de ser brasileiro, devia prestar atenção ao quanto a imagem do Brasil no exterior é esculhambada pela flanelagem. Em qualquer país sério, uma das primeiras referências que seus habitantes fazem ao Brasil é essa: "Lá vocês têm que dar dinheiro a bandidos cada vez que estacionam seus carros". Essa escrotidão só existe aqui! O problema é que parecem só existir dois tipos de brasileiros: os bandidos, aí incluídos parasitas como os flanelas (que são 100% criminosos, experimente afrontá-los para ver), e os carneiros, que não roubam nem matam mas também não reagem e permitem o crescimento desses cânceres, inclusive dando-lhes apelidos amorosos como "flanelinha", "trombadinha", "saidinha de banco" etc. Está faltando aqui gente de têmpera, honesta, intransigente, pacífica se lhes for permitido, mas disposta a ir às últimas consequências pelo seu direito.

ALUIZIO BRAGA, 30/11/2009 18:24

Manter os flanelinhas e acostumar o sujeito ao sub emprego e a falta de estudo. Tem coisas que simplesmente não podem existir.